domingo, 6 de novembro de 2011

Cuidados com a pele negra

A pele negra é, em geral, uma pele fácil de cuidar, e tem maiores vantagem que a pele clara, quanto aos efeitos do envelhecimento por ter mais melanina, um filtro solar natural que protege a pele contra os efeitos do sol (os brancos têm 15 vezes mais chances de terem câncer de pele que os negros). Outra característica dessa pele, é que ela é mais espessa, ou seja, mais resistente e elástica, tendo maior resistência ao aparecimento de rugas, marcas de expressões e até à danada da calulite! Pois é, as negras podem esnobar as demais mulheres por terem essa vantagem, como a musculatura é mais firme, a formação dos furinhos indesejáveis é bem menor nelas.
Embora todos esses benefícios, isso não é desculpa para dispensar o protetor solar, ou relaxar com os cuidados, pois a pele negra, devido a alta concentração de colágeno e melanina, está mais suscetível a problemas como melasmas (manchas escuras na pele) e quelóides. Por isso, ela também precisa de alguns cuidados essenciais, confira as dicas:
- Não use produtos prontos, como ácidos ou clareadores de farmácia para tentar remover manchas no rosto. A melhor forma de evitá-las é fazendo o uso de filtro solar ( no mínimo fator 8)todos os dias. Para resolver o problema, a melhor solução é consultar um dermatologista para avaliação.- Muito cuidado na hora de fazer qualquer tipo de cirurgia. Pois as peles morenas e negras têm mais dificuldade em cicatrizar e mais facilidade de formar quelóides.
- Pode-se realizar qualquer método de depilação na pele negra, mas observe se ocorre algum tipo de irritação. Perceba se há aparições de pontos vermelhos ou se os pêlos encravam com facilidade. Se alguns desses sintomas aparecerem, troque o método de depilação, pois essas partes irritadas podem se transformar em manchas pretas, muito difíceis de tirar.
- Lave o rosto duas vezes ao dia com sabonetes específicos para a pele, não oleosos e pouco irritantes para não causar acnes e foliculite (vermelhidão em locais onde o pêlo está encravado). É importante que use sabonetes líquido ou a base de glicerina.
- Como a pele negra tem tendência a ficar com colorações esbranquiçadas, ocasionadas pelo atrito da pele com roupas, sandálias, e outros, aparecendo sinais de vitiligo, recomenda-se também, hidratação e esfoliação uma vez por semana, para e remoção de células mortas e proteção da pele negra.
- Para ter uma pele saudável, evite banhos longos e quentes e use hidratantes logo em seguida, principalmente nos cotovelos, joelhos e pés, áreas que costumam ficar esbranquiçadas quando secas.
- Invista em produtos com substâncias desengordurantes como hamamélis, extrato de melaleuca e sálvia são ideais para a pele negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário